Desenvolvimento sustentável: FNP defende maior protagonismo dos municípios

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) defende maior protagonismo dos municípios na formulação e implementação de políticas públicas que interferem diretamente no cotidiano das cidades e promovam sustentabilidade econômica, social e ambiental no Brasil. O pedido está expresso na Carta dos Municípios Brasileiros Pelo Desenvolvimento Sustentável, elaborada a partir dos debates realizados durante o I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, realizado pela FNP, que reuniu mais de 2 mil participantes em Brasília (DF) de 27 a 29 de março de 2012.

Na Carta, divulgada nesta quinta-feira (29), a FNP afirma que o desenvolvimento sustentável dos territórios requer novas estratégias, voltadas para o fortalecimento e articulação dos atores locais e para a expansão de suas iniciativas, abrindo-lhes espaços para sua participação protagonista. “Nosso desafio é dialogar com a promoção do desenvolvimento local sustentável, dando ênfase ao fortalecimento dos micro e pequenos empreendimentos urbanos e rurais.”

A Carta dos Municípios Brasileiros Pelo Desenvolvimento Sustentável alerta que o mundo vive um momento desafiador. “A crise financeira e o atual modelo de desenvolvimento dilapidam os recursos naturais e beneficiam uma minoria da população, impactando na qualidade de vida e colocando em risco o futuro do planeta.” O documento também defende a ampliação do debate sobre sustentabilidade ambiental no intuito de permitir que os municípios brasileiros colaborem com os debates da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, onde a Carta também será divulgada.

Carta dos municípios brasileiros pelo desenvolvimiento sustentável

Lançado edital de boas práticas de políticas públicas municipais

Com o objetivo de identificar, valorizar e difundir políticas públicas criativas, eficazes e replicáveis, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) lançou nesta segunda-feira (27), em Brasília, um edital para selecionar e premiar experiências exitosas de âmbito municipal. As 28 práticas premiadas serão exibidas no decorrer do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável: pequenos negócios, qualidade ambiental urbana e erradicação da miséria a ser realizado em Brasília, entre os dias 27 e 29 de março.

Boas práticas de políticas públicas municipais

+ www.encontrodesenvolvimento.fnp.org.br

Tagged with: ,
Publicado en Medio ambiente

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

Sabías que…
Para el año 2015 la Federación Colombiana de Municipios, será la principal representante e interlocutora de la descentralización en Colombia y promotora de trascendentales iniciativas que permitan a los municipios ser más autónomos, competitivos, sostenibles, generadores de desarrollo humano, gobernables, democráticos y en paz.
Secciones de Gobernanza Local

Error: Twitter no responde. Por favor, espera unos minutos y actualiza esta página.

Últimas #BPL
Historial de #BPL
A %d blogueros les gusta esto: