Aula São Paulo

Aula São Paulo é um projeto criado pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais em 2005 e que será retomado pela Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano do Governo do Estado de São Paulo ao longo deste ano.

A Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano foi criada no início de 2011 com o objetivo de elaborar políticas públicas específicas para as regiões metropolitanas do Estado e para outras unidades regionais como aglomerações urbanas e microrregiões, dentro dos limites da chamada macrometrópole paulista.

O papel da Secretaria é articular soluções com outros departamentos estatais e planejar em conjunto com os municípios visando a resolução dos principais problemas regionais. Como esses problemas são geralmente de alta escala e complexidade, muitas vezes se faz necessária a participação estadual e federal junto aos municípios. Esse é o caso de políticas para melhorar a mobilidade urbana, saneamento, combate à enchentes, tratamento do lixo, habitação e segurança pública, e outros aspectos que requerem ações coordenadas e integradas.

O Projeto Aula São Paulo se insere nessa perspectiva ao convidar profissionais de diversos países a trazer para o Estado de São Paulo boas práticas em planejamento urbano que possam ser aplicadas ao contexto das regiões metropolitanas. O Projeto prevê para os profissionais convidados um programa de visitas para conhecer a realidade da região antes de realizarem suas palestras, para assim poderem compartilhar sua visão sobre as potencialidades e outras questões importantes.

Os temas propostos para os seminários são urbanismo, gestão da água, transporte metropolitano, inovação tecnológica, portos, e outros grandes temas que afetam as regiões metropolitanas. “Queremos buscar iniciativas que nos permitam fazer um comparativo com algumas das regiões metropolitanas do estado de São Paulo, aprendendo com outras experiências a como solucionar nossos desafios” diz Edson Aparecido, Secretário do Desenvolvimento Metropolitano.

Aula São Paulo tem como público-alvo todos os funcionários da administração direta e indireta do estado de São Paulo, funcionários de empresas e autarquias municipais, professores e estudantes universitários, jornalistas e demais formadores de opinião, ONGs, organizações sem fins lucrativos e associações cívicas diversas comprometidas com a resolução de problemas nas cidades, e o público geral de cidadãos interessados.

+ www.aulasaopaulo.sp.gov.br

Tagged with: ,
Publicado en Internacionalización, Urbanismo

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

Sabías que…
Para el año 2015 la Federación Colombiana de Municipios, será la principal representante e interlocutora de la descentralización en Colombia y promotora de trascendentales iniciativas que permitan a los municipios ser más autónomos, competitivos, sostenibles, generadores de desarrollo humano, gobernables, democráticos y en paz.
Secciones de Gobernanza Local

Error: Twitter no responde. Por favor, espera unos minutos y actualiza esta página.

Últimas #BPL
Historial de #BPL
A %d blogueros les gusta esto: