G-3: Buenos Aires, São Paulo e Cidade do México

O prefeito Gilberto Kassab defendeu que as políticas para minimizar os efeitos do aquecimento global e das mudanças climáticas são uma das principais maneiras de se trabalhar pela erradicação da pobreza. A declaração de Kassab foi feita nesta terça-feira (19/06) no encontro Rio C40: Prefeitos de

Megacidades tomando atitudes sobre mudanças climáticas, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Kassab debateu propostas e experiências com o prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, no painel Crescimento Verde e Erradicação da Pobreza. De acordo com o prefeito de São Paulo, ações como urbanização de favelas, ampliação da oferta de habitação popular e o trabalho de eliminação de áreas de riscos na cidade são formas de beneficiar diretamente a população mais necessitada.

É essa população, segundo Kassab, que sofre de forma mais direta os efeitos nocivos do superaquecimento e das mudanças climáticas. O prefeito defendeu também a parceria dos poderes locais com os nacionais para que se fortaleçam as políticas regionais de sustentabilidade e redução dos efeitos nocivos do superaquecimento do Planeta pois a união de esforços e investimentos são fundamentais para otimizar os resultados das ações.

“As pessoas moram nos municípios, onde convivem com suas  dificuldades. Por isso, a origem dos recursos investidos em melhorias, se é municipal, estadual ou federal, é pouco importante em relação aos resultados que se pode obter”, explicou Kassab. O prefeito citou ainda os investimentos feitos pela sua gestão na ampliação do Metrô da cidade de São Paulo, destacando que, além de ter grande capacidade e conforto para os usuários, colabora de forma muito importante com a redução da emissão de poluentes.

Outras medidas lembradas pelo prefeito foram a expansão das ciclovias e a ampliação do número de parques da cidade. Em 2005 a cidade contava com 34 parques municipais, número ampliado para 81 e a meta é atingir 100 novos até o fim deste ano.

O encontro Rio C40: Prefeitos de Megacidades tomando atitudes sobre mudanças climáticas foi aberto na manhã de hoje com a presença do presidente do C40, Michael Bloomberg (Nova York), e do anfitrião Eduardo Paes (Rio de Janeiro). No evento, foram anunciados avanços nos resultados dos esforços contra os efeitos do aquecimento global.

Acordo internacional – No final da tarde, Kassab, Mauricio Macri e a representante da Cidade do México, Marta Delgado, assinaram a Declaração conjunta sobre Meio Ambiente para Rio 20, parceria entre as três cidades para adoção de medidas e troca de experiências para reduzir os efeitos do superaquecimento. Kassab comemorou o plano de colaboração mútua entre as três capitais latino-americanas, destacando a importância para que sejam alcançadas as metas propostas pelo C40.

A Rede C40 de Grandes Cidades é uma organização que reúne as maiores cidades do mundo para a discussão do papel dos governos locais no combate às mudanças climáticas.

Atualmente são 58 cidades, entre participantes e afiliadas, distribuídas nos seis continentes e conta, desde 2006, com o apoio da Fundação Bill Clinton, dirigida pelo ex-presidente norteamericano. A parceria garante, entre outras coisas, o desenvolvimento e a efetivação de projetos para o consumo de energia sustentável nas metrópoles.

+ www.prefeitura.sp.gov.br

Tagged with: , , ,
Publicado en Internacionalización

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

Sabías que…
Para el año 2015 la Federación Colombiana de Municipios, será la principal representante e interlocutora de la descentralización en Colombia y promotora de trascendentales iniciativas que permitan a los municipios ser más autónomos, competitivos, sostenibles, generadores de desarrollo humano, gobernables, democráticos y en paz.
Secciones de Gobernanza Local

Error: Twitter no responde. Por favor, espera unos minutos y actualiza esta página.

Últimas #BPL
Historial de #BPL
A %d blogueros les gusta esto: